Secas

Frutas

deliciosas e saudáveis!

As frutas desidratadas, mais conhecidas como frutas secas, são uma boa opção para aumentar a variedade de frutas do seu cardápio.

As frutas secas são obtidas com a perda parcial da água da fruta madura através da desidratação, um processo antigo de conservação de alimentos. Por isso, a validade dessas frutas é de alguns meses.

Depois do processo de desidratação, a concentração de nutrientes, fibras e compostos bioativos das frutas secas se torna maior. Por isso, elas são boas opções para um lanche saudável.

As frutas secas também são ricas em fibras, que aumentam o tempo de saciedade, o equilíbrio na absorção de gorduras e ajudam a manter uma boa digestão.

Como a concentração de açúcar é maior nas frutas secas, elas são boas opções para substituir um docinho e para serem consumidas entre as refeições.

Uma porção de 100g de fruta seca pode ter até três vezes mais nutrientes que a versão in natura (também mais calorias) e por isso devem ser consumidas com moderação.

É importante não confundir frutas secas com as frutas cristalizadas, feitas com açúcar. A desidratação mantém as características da fruta, enquanto a cristalização adiciona mais calorias na forma de carboidratos simples.

Confira algumas opções de frutas secas para deixar sua alimentação mais variada e gostosa:

Rica em vitaminas e fibras, é comumente usada em doces, como na receita de manjar de coco com ameixa.

Ameixa

Uma das frutas secas mais versáteis e baratas, ricas em vitaminas e antioxidantes. É também bastante calórica - lembre que cada uva passa equivale a uma uva normal.

Uva passa

Combina com receitas doces e salgadas e é fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes.

Damasco

Em receitas, pode ser usada para substituir o açúcar. As tâmaras são ricas em vitaminas e fazem bonito como pós-treino.

Tâmara

É fonte de fibras, vitaminas, carboidratos e minerais complexos. Combina com nozes e queijos

Figo

Azedinha, rica em vitamina C e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, combina com receitas doces e salgadas.

Goji Berry

alimentação

mais sobre
saudável
Roteiro e Design: Diana Klippel
Fotos: Unsplash, Pexels, Pixabay, Freepik