Cúrcuma

benefícios e como usar

Além de deixar as receitas bem amarelinhas, a cúrcuma (conhecida também como açafrão-da-terra) traz diversos benefícios para o organismo.

Quase sempre encontrada em pó, a cúrcuma é um caule subterrâneo da família do gengibre. É possível encontrar a versão in natura da cúrcuma em algumas feiras.

Cultivada desde a Antiguidade na Ásia, a cúrcuma dá a cor característica ao curry indiano - ela representa de 25 a 50% do peso desse tempero.

O principal ativo dessa especiaria é a curcumina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para aumentar a imunidade.

A cúrcuma protege o fígado, o coração, as células do cérebro, é rica em fibras e ajuda na digestão.

Todas essas vantagens precisam de uma ajudinha: as propriedades da cúrcuma são melhores absorvidas quando associada a alguma gordura, como o azeite de oliva ou alguma oleaginosa.

A pimenta-do-reino preta também é uma aliada na absorção dos nutrientes da cúrcuma - combine esses temperos nas suas receitas!

O sabor da cúrcuma é marcante e combina com sementes de coentro, gengibre, noz-moscada, cravo-da-índia, pimenta caiena e cardamomo.

O tempero combina bem com carnes brancas, como peixes e frango. Legumes, sopas e até arroz podem ganhar pitadas de cúrcuma para ganhar cor, sabor e benefícios nutricionais.

Encontrou a cúrcuma fresca? Use ralada nas receitas, ou bata um pedaço com água e leve para o congelador - adicione esse gelo a sucos e vitaminas.

Comece adicionando uma pequena quantidade diária de cúrcuma aos pratos até se habituar ao sabor. Suas receitas ficarão coloridas e cheias de saúde!

mais
alimentação
saudável

Roteiro e Design: Diana Klippel
Fotos: Pexels, Pixabay, Unsplash