Pés

Saudáveis e sem dor

Nossos pés nos levam onde queremos e sustentam todo o peso do nosso corpo. Ainda assim, muitas vezes os cuidados com essa parte importante do nosso corpo são deixados de lado.

É importante estabelecer uma rotina de cuidados diários para garantir a saúde dos nossos pés e evitar alguns incômodos.

Manter seus pés saudáveis e bonitos começa com uma boa higienização deles. Lave bem os pés durante o banho, e aproveite para usar produtos esfoliantes próprios para essa área.

Após o banho, é importante secar bem os pés, especialmente entre os dedos, que são regiões propícias para a proliferação de fungos. Se possível, use talco antisséptico.

As unhas dos pés devem ser cortadas em linha reta, evitando cantos arredondados que podem encravar. Evite também unhas muito curtas, para não expor a pele dos arredores a sujeira e fungos.

O ideal é adotar intervalos de pelo menos um ou dois dias entre uma esmaltação e outra, para que as unhas possam se recuperar e respirar por algum tempo.

A escolha dos calçados é muito importante para a saúde dos pés: prefira modelos confortáveis, com solas macias e que permitam que os pés respirem.

As meias de fibras sintéticas colaboram para a manutenção da umidade; prefira os modelos de algodão, que mantém os pés secos por mais tempo.

Após usar os sapatos, é importante deixá-los por pelo menos duas horas em local arejado e aberto. É importante também trocar as meias todos os dias.

No caso de pés ressecados, o uso de cremes hidratantes é mais eficaz do que usar lixas e abrasivos fortes. A hora de dormir é ideal para o uso de cremes e loções.

Aproveite o momento da hidratação para fazer uma automassagem nos seus pés, desfazendo as tensões após todo um dia de trabalho dos seus pés.

Examine seus pés semanalmente, procurando alterações que podem sinalizar a presença de fungos. No caso de diabéticos, o ideal é inspecionar os pés todos os dias.

Manter os pés higienizados e sempre secos, optando por calçados confortáveis são hábitos simples, que garantem pés saudáveis e sem mau odor. Cuide com carinho de seus pés!

Mais cuidados
com seu corpo

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Pexels, Unsplash