Cochilar

faz bem!

Cochilar após o almoço, costume adotado por algumas pessoas e em países inteiros (como a Espanha), pode trazer benefício à sua saúde.

Logo depois do almoço, o seu corpo concentra as energias para fazer uma digestão correta e esse é o horário ideal para uma pausa no seu dia.

O descanso deve ter entre 30 e 45 minutos, já que assim você passa por todos os estágios do sono e tira melhor proveito da soneca sem prejudicar o sono noturno.

Além de garantir uma boa digestão, a soneca da tarde tem outros benefícios:

Essa pausa ajuda você a descansar o cérebro, fazendo com que na volta às atividades do dia sua concentração esteja maior.

Durante o sono nosso ritmo cardíaco diminui, reduzindo a pressão arterial. A soneca ajuda a manter a pressão mais baixa.

Após o cochilo, a tendência é acordar mais relaxado, reduzindo estresse e renovando o humor do dia.

O cochilo feito pelo tempo ideal contribui para a memória, a criatividade e a aprendizagem. Ótimo para oxigenar a mente!

Quando nosso corpo está muito cansado, temos a tendência de comer para nos manter acordados e manter o ritmo do dia. A soneca ajuda a regular o apetite durante a tarde.

O cochilo durante a tarde ajuda a reduzir acidentes, já que restabelece o organismo e melhora a atenção.

Assim, seu sono da noite não sofre e você  não acorda perdido durante a tarde.

Lembre-se:  o ideal é que a soneca aconteça entre as 12h e as 14h e que não ultrapasse 45 minutos.

Para usufruir dessas vantagens, procure um lugar tranquilo, e de preferência com iluminação suave - se não for possível, experimente uma máscara de dormir.

O cochilo não substitui o sono noturno - se esse hábito interferir na qualidade da sua noite, é melhor deixar apenas para os dias de maior cansaço.

Saiba mais sobre a saúde do seu sono

Roteiro e Design: Diana Klippel
Mídias: Pexels, Unsplash, Freepik, Pixabay