biju-
terias

como cuidar
e conservar

As bijuterias são essenciais para complementar as produções e deixar os looks básicos mais interessantes. 

Para que essas peças continuem tão bonitas quanto no dia em que foram adquiridas, é preciso adotar alguns cuidados.

A melhor dica de conservação para os acessórios é a organização, sem deixar as peças empilhadas. Caixas com divisórias são uma boa opção.

No caso dos colares, o ideal é que sejam pendurados, para evitar que fiquem emaranhados. Invista em ganchos específicos ou uma porta-chaves charmoso.

Coloque um pedacinho de giz branco na caixa onde guarda suas bijuterias: ele tem o poder de absorver a umidade do ar, o que evita o escurecimento de algumas peças.

Use flanelinhas vendidas em lojas de acessórios ou de artigos para fabricação de bijuterias.

O ideal é que, após cada uso, as bijuterias sejam limpas para remover oleosidade, cremes e perfumes.

Se for usar perfume, aplique a fragrância e espere secar antes de colocar a sua peça favorita. Os componentes do perfume, como o álcool, podem danificar a peça.

As bijuterias feitas de materiais naturais como cordas, madeira e sementes devem ser armazenadas em local ventilado, pois caso contrário, podem criar mofo. 

Durante as tarefas domésticas, retire as bijuterias que ficam em áreas de muito atrito, como os dedos. O contato com água e os produtos de limpeza também pode danificar as peças.

Se a bijuteria já está escurecida, você pode tentar uma limpeza com pasta de dente ou batom - isso mesmo! Passe em uma flanela e esfregue a peça, removendo todo o produto em seguida.

Um pouco de palha de aço também pode ser usada para clarear uma bijuteria escurecida: basta passar suavemente. Não use essa técnica com prata, que pode ficar riscada.

Mantenha as bijuterias organizadas, longe da umidade e de produtos abrasivos para garantir acessórios lindos por muito tempo! 

mais dicas

mais cuidados

de moda e beleza

com suas roupas

Roteiro e Design: Diana Klippel
Fotos: Pexels e Unsplash