de sódio

A versatilidade do

Bicar-
bonato

O bicarbonato de sódio sempre aparece quando pesquisamos soluções domésticas baratas e eficientes, seja na higiene pessoal, na cozinha ou na limpeza.

Esse composto químico é um sal, que por conta de seu pH alcalino é capaz de neutralizar substâncias ácidas.

Fácil de achar e acessível, o bicarbonato de sódio é um curinga que vale a pena ter na despensa. Confira alguns dos usos do produto no seu dia a dia:

O bicarbonato pode ser adicionado a receitas de massas para que fiquem mais aeradas. Em alguns casos, pode substituir o fermento químico, desde que junto de uma substância ácida.

A mistura de 1/2 colher de chá de bicarbonato + 1/4 de colher de chá de vinagre ou suco de limão equivale a uma colher de chá de fermento químico.

Um recipiente aberto com bicarbonato de sódio na geladeira ajuda a neutralizar maus odores, já que o que costuma causar o mau cheiro são compostos ácidos. Troque a cada 15 dias.

A combinação de água com bicarbonato de sódio é perfeita para limpar o microondas. Umedeça um pano com a solução para manter o eletrodoméstico limpo e sem odores.

Todo o banheiro pode ser lavado com a ajuda do bicarbonato de sódio: pia, azulejos, louças... Basta polvilhar as superfícies e esfregar com uma esponja úmida. Em manchas mais difíceis, misture detergente.

Adicione meia xícara de chá de bicarbonato ao sabão em pó na lavagem de roupas, especialmente as brancas, para potencializar a limpeza dos tecidos.

Salpicar bicarbonato de sódio no interior das lixeiras das casas ajuda a amenizar o odor nesses recipientes, além de manter as formigas afastadas.

A mistura de 1/2 xícara de chá de bicarbonato de sódio em 1 balde de água é super eficiente para a limpeza diária do piso de casa.

Além disso, o bicarbonato de sódio funciona como um antiácido simples: misture 1 colher de café do composto em meio copo de água e tome em seguida para aliviar a azia.

Lembre-se de ter cuidado com o uso tópico e ingestão do produto e sempre teste a limpeza nas superfícies para evitar manchas e reações indesejadas.

mais cuidados
naturais

Roteiro e Design: Diana Klippel
Mídias: Pexels, Unsplash, Pixabay, Freepik, Videvo