Além de criar um clima visualmente aconchegante e mais intimista, as velas podem perfumar a casa, harmonizar o ambiente e ativar sensações de bem-estar.

Mas como uma chama
pode fazer tudo isso?

É a combinação do calor
com óleos essenciais.

Óleos essenciais são produtos naturais altamente concentrados, extraídos de raízes, troncos, folhas, flores e sementes de plantas aromáticas com propriedades curativas, estimulantes ou relaxantes.

Quando inalamos um aroma de óleos essenciais, os receptores do nariz enviam mensagem para o sistema límbico do cérebro, que pode alterar o humor e causar efeitos fisiológicos no corpo.

Em ambientes com perfume agradável, tendemos a respirar de forma mais profunda, o que melhora a concentração e a circulação sanguínea, criando uma atmosfera de paz e relaxamento.

Além do mais, o olfato está diretamente ligado a memória emocional. Portanto, a aromaterapia pode atuar no sistema nervoso, promovendo equilíbrio e sensação de acolhimento.

Veja a seguir algumas
essências e seus benefícios

O aroma da canela é estimulante, mantém a atenção, desperta a memória e tem efeito afrodisíaco.

Erva de perfume adocicado, o alecrim mantém o bom humor, inspira o otimismo e auxilia na concentração, sendo indicado para momentos de trabalho e estudo.

O cheiro de lavanda melhora o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do corpo. Não só ajuda a vencer a insônia, mas também tensão e cansaço, pois acalma a mente.

O doce aroma da camomila melhora o bem-estar, alivia o estresse e ajuda em uma boa noite de sono.

A essência revigora o organismo e serve como poderoso descongestionante. É antirreumático, analgésico e purifica os ambientes.

Conheça outras formas
de despertar o bem-estar

Luanna Esteves

Andressa Machado

Pexels e Unsplash