de ouvido

fones

cuidados no uso de

Dentro e fora de casa, os fones
de ouvido são acessórios indispensáveis no cotidiano de muitas pessoas.

Porém, o uso frequente dos fones pode ter consequências sérias: qualquer ruído em volume muito alto mata as células receptoras de som do ouvido, causando perda irreversível de audição.

Para garantir a segurança no uso dos fones, é importante adotar algumas recomendações para manter a saúde dos seus ouvidos:

Nada de volume máximo: o ideal é conseguir ouvir música e também os sons externos. Se a pessoa ao seu lado consegue ouvir o que você está escutando, o volume está muito alto.

Prefira fones de ouvido que ficam externos à orelha. Os modelos intra-auriculares, menorzinhos, são mais prejudiciais. Quanto mais longe do ouvido está a fonte de som, melhor.

Se você prefere os fones de modelos intra-auriculares, a atenção com o volume do áudio deve ser redobrada: mantenha o volume na metade da graduação máxima do aparelho.

Sempre escutou música no último volume? Diminua um pouco a cada dia, até atingir um nível seguro. A mudança vai parecer imperceptível mas faz diferença para a sua saúde.

Evite o uso de fones de ouvido em lugares muito barulhentos, já que a tendência é de aumentar o volume nessas situações.

Escolher um bom fone também faz toda a diferença. Aparelhos de melhor qualidade reproduzem o som com maior fidelidade e você não vai sentir necessidade do volume nas alturas.

Dê um descanso para seus ouvidos! A cada hora de música no fone, faça uma pausa de pelo menos dez minutos. Quanto mais alto o volume, mais frequente deve ser a pausa

Seus fones podem ser uma boa ferramenta de relaxamento e concentração e para aproveitar todo esse potencial você precisa manter a saúde dos seus ouvidos. Cuide-se!

Aprenda mais sobre cuidados com sua saúde Edição e design: Diana Klippel
Fotos e Vídeos: Pexels