Potes de Vidro

com segurança e estilo

reaproveitando

Na hora de escolher alimentos em conserva nas suas próximas compras, que tal apostar em algumas embalagens de vidro?

Uma das vantagens do material é que você consegue ver exatamente o que está comprando - e depois pode reaproveitar essa embalagem.

Os recipientes de vidro ficam ótimos na despensa organizando seus mantimentos ou temperos.

É possível usar esses potes como marmitas, para servir porções ou armazenando molhos para sua salada.

E não é apenas na cozinha que os potes de vidro fazem bonito - eles podem servir como organizadores em vários ambientes.

Os potinhos pequenos, como os de papinha de bebê, são ótimos para armazenar as miudezas, como botões, agulhas, clipes e tachinhas.

O potes de vidro fazem lindos cachepôs e vasos para plantas, e podem ser aproveitados em projetos como mini terrários.

Suas geléias e compotas caseiras ficam ainda mais bonitas em potes transparentes, e os vidros com tampas de rosca ajudam a armazenar esses preparos à vácuo.

E para os moderninhos, vale usar os potes para servir sucos, drinks, cafés e outras bebidas - eles ganharam status de "cool" nos últimos anos.

Mas antes de reaproveitar os vidros do mercado para uso culinário, só água e sabão não são suficientes. É preciso esterilizar para evitar qualquer tipo de contaminação.

Você pode seguir uma das opções a seguir para garantir vidros e tampas limpos e prontos para o próximo uso:

Forre uma panela grande com um pano limpo, coloque os vidros, e cubra com água. Leve para fogo alto e ferva por pelo menos 15 minutos - coloque as tampas nos 5 minutos finais. Desligue o fogo, retire os vidros com um pegador, e deixe esfriar sobre um pano limpo.

1.

Depois de lavar o vidro e tampa com detergente, leve ao forno em uma assadeira, a 140°C, por 15 minutos. Deixe esfriar na bancada ou grade do fogão.

2.

Encha os vidros com 5 colheres (sopa) de água e leve ao microondas por 2 minutos. Retire com cuidado. Não utilize esse método para vidros que possuem qualquer parte metálica.

3.

O vidro quente pode estourar em contato com superfícies frias, como o mármore.
O uso do pano de prato limpo (se possível, novo) ou papel toalha para deixar os vidros esfriando é essencial.

Cuidado!

Para usar seus potes, espere esfriar completamente. Em seguida, eles estão prontos para serem personalizados e darem um toque charmoso à sua casa.

saiba mais sobre
reaproveitamento

Edição e design: Diana Klippel | Vídeos: Videvo
Fotos: Pexels, Unsplash, Freepik, Pixabay