Cuidados com

Cactos

&

Suculentas

Cactos e suculentas se tornaram um fenômeno na decoração nos últimos anos. São ideais para quem quer trazer um pouco de verde ocupando pouco espaço e sem exigência de grandes cuidados.

Ainda assim, para muita gente é um desafio manter essas pequenas verdinhas saudáveis. Para isso, é importante conhecer algumas características delas para garantir plantas cheias de vida:

Um dos cuidados básicos com essas plantas está na premissa de sobrevivência de um cacto: muito sol e pouca água. Suculentas e cactos adoram raios solares e só a incidência indireta não é suficiente.

Essas plantas costumam ter origem desértica e preferem solo bem leve, poroso e drenável. Para uma terra perfeita, misture areia ao substrato; pode ser qualquer uma, menos a areia da praia.

Escolha um vaso furado para seu cacto ou suculenta! Assim, a água que sobra das regas escorre normalmente, mantendo o substrato mais sequinho. O excesso de umidade nas raízes apodrece a planta.

Plantas de sol forte precisam de mais cálcio do que as de sombra. Uma forma fácil e barata é misturar casca de ovo à terra. Basta deixar as cascas secarem e triturar no liquidificador.

Nem toda terra que parece seca realmente está: confira com a ponta do dedo se o solo está úmido antes da rega, que deve acontecer uma vez por semana no verão e de uma a duas vezes por mês no inverno.

As folhas das suculentas são bem gordinhas porque estão armazenando água para a planta. Por isso, é importante manter a rega bem espaçada e molhar apenas o solo, sem deixar as folhas molhadas.

A sua suculenta saudável pode dar lindas mudas! Retire com cuidado uma folha da planta que quiser reproduzir e deixe sobre a terra do vaso. Em alguns dias, você começará a ver raízes ou um brotinho. 

As suculentas crescem lentamente, e com um ou dois meses você começa a ver a reprodução acontecer. Para atingir o tamanho de uma planta vendida nos mercados, pode levar cerca de um ano. 

Os seus mini cactos podem se tornar plantas maiores se você trocar a plantinha de vaso. O contrário também é verdadeiro: vasos menores para cactos compactos. 

Troque sua plantinha de lugar periodicamente: a incidência solar varia durante o ano e, por isso, vale mudar seus vasinhos de lugar para que os cactos e as suculentas tenham todo o sol que precisam.

Que tal
uma horta de temperos em casa?