Cólicas:

alívios naturais

As cólicas menstruais fazem parte da vida de muitas mulheres em idade fértil. A intensidade dessas dores pode variar de fraca a intensa e causar grande desconforto.

Em alguns casos, as cólicas dificultam a rotina de trabalho e a realização de atividades cotidianas básicas. Casos de dor intensa devem ser acompanhados por um ginecologista.

No caso de cólicas leves a médias, é possível adotar algumas técnicas para amenizar esse desconforto.
Conheça algumas dessas medidas:

É natural sentir menos disposição no período menstrual e, por isso, relaxe. Experimente deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro para comprimir e aliviar a dor.

Descanse

Evite alimentos fritos e embutidos, que aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. A cafeína também deve ser evitada. Chocolate? Com moderação.

Alimentação

Alimentos com poder anti-inflamatório são seus aliados: aposte em banana, aveia, couve, soja, beterraba, salmão, atum e castanha-do-pará.

Alimentação

Além de deixar você quentinha, conte com as propriedades calmantes dos chás de hortelã e erva cidreira. O chá de canela age como analgésico e pode ser seu aliado para amenizar a cólica.

Chás

A prática regular e moderada de atividade física libera endorfina, amenizando a dor. No período menstrual, atividades leves como ioga e alongamento são boas pedidas.

Exercícios

Tome um banho quente ou use uma bolsa de água aquecida na região dolorida. O calor age como um relaxante muscular e ajuda a aliviar o desconforto.

Aqueça seu
abdômen

Movimentos suaves no abdômen e nos pés aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a dor. Contrair a região da barriga com as mãos também ajuda.

Massagem

Lembre-se: a automedicação não deve ser uma alternativa, e medicamentos específicos devem ser recomendados pelo seu ginecologista de confiança.

Saiba mais sobre
saúde da mulher

Edição e design: Diana Klippel
Fotos: Freepik, Unsplash, Pexels e Pixabay
Vídeos: Pexels