HomuS

pasta de grão-de-bico

O grão-de-bico é o ingrediente principal do homus, a pasta de origem árabe que é perfeita para um lanchinho diferente e saudável.

Além de deliciosa, a pastinha traz todas as vantagens do consumo dessa leguminosa: o grão-de-bico é rico em proteínas, vitaminas e minerais importantes.

A sensação de saciedade é garantida com a boa quantidade de fibras do grão-de-bico e sua digestão lenta faz dele uma boa opção para os diabéticos.

Alguns estudos indicam que o grão-de-bico tem o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, o que conferiu o título de “grão da felicidade”.

Que tal experimentar essa versão bem cremosa do grão-de-bico? Para o preparo do homus, você vai precisar de:

- 300 g de grão-de-bico
- caldo de 1 limão
- 1 dente de alho
- 100 g de tahine
(pasta de gergelim)
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Deixe o grão de bico de molho numa tigela com água por no mínimo 4 horas.

Escorra a água do molho e cozinhe os grãos com um litro de água em uma panela grande por 50 minutos, ou até ficarem macios, mas sem desmanchar.

Cozinhar o grão com um pouco de bicarbonato de sódio suaviza a casca, e você não precisa descascar. Uma colher de chá na água do grão de bico de molho e depois mais uma para a água do cozimento.

Dica:

No processador, bata o grão-de-bico ainda morno, o alho, o suco de limão e o tahine, temperando com sal e pimenta.

Junte um pouco da água do cozimento para dar o ponto desejado, que deve ser o de um patê grosso. Prove o sal e ajuste.

Está pronto! Sirva com pão árabe ou vegetais e, para deixar a sua apresentação mais bonita, decore com fio de azeite.

Roteiro e design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Unsplash, Pexels e Pixabay

Confira
outras
receitas!