ABACATE: SUCESSO DE FRUTA!

Vale a pena incluir esse queridinho no seu cardápio!

ainda
mais querido

Esse fruto lindo, popular e versátil vem ganhando espaço ainda mais nos cardápios saudáveis, em versões doces e salgadas.

prazer, saciedade

Parte desta fama está na consistência cremosa do abacate, fruto da alta concentração de gordura do alimento. Junto com suas grandes doses de fibras, o abacate é um sucesso no aumento da saciedade.

variedade

Com o sucesso, a variedade de abacate nas feiras e mercados vem crescendo: diferentes tipos possuem diferentes teores de gordura porque mudam conforme a altitude e o clima.

quem
é quem?

Os descendentes mexicanos, como o menorzinho avocado (ou Hass), possuem maior quantidade de óleos, enquanto os tipos tropicais chamados de manteiga, mais comuns por aqui, costumam ser pouco mais aquosos.

ÓLEOs DO BEM

Todas as variedades dessa delícia de fruta apresentam excelente proporção de ácidos graxos — são especialmente ricos na versão monoinsaturada, assim como o azeite de oliva.

só melhora!

As vantagens não param por aí: o consumo do abacate favorece o equilíbrio das taxas de colesterol, e na polpa cremosa há outros amigos do coração: antioxidantes, vitaminas e fitosteróis.

eu ❤ abacate

Essa combinação de compostos, com destaque para as gorduras monoinsaturadas e os fitosteróis, protege contra processos inflamatórios e resguarda as artérias.

amigo do sono

A fruta concentra glutationa, uma substância envolvida com o relaxamento, o que faz do abacate um ótimo lanchinho noturno: a dica é saboreá-lo cerca de meia hora antes de dormir com um pouco de mel.

hora da compra!

Para escolher seu abacate, fique atento a esses detalhes para acertar o ponto de maturação da sua fruta:

cor e brilho 

Cascas de tons quase negro para os avocados e verde intenso para variedades tropicais, mais comuns. Abacates maduros tendem a brilhar menos, com casca mais opaca.

sinta a Textura

Na hora de escolher, apalpe suavemente: se estiver muito mole, já passou do ponto. Duro, ainda não amadureceu - mas você pode levar para comer em alguns dias. Enrole em jornal e verifique o ponto todo dia.

teste o cabinho

Se a fruta ainda tiver o talinho da parte superior, tente tirá-lo com delicadeza: se soltar fácil, o abacate está no ponto; se o talo estiver muito preso, ainda não amadureceu.

e agora?

Com o abacate perfeito em mãos, é só escolher uma das formas de apreciar essa delícia naturalmente cremosa e aproveitar todos os seus benefícios.

sucesso doce

A versão doce do abacate é um clássico brasileiro: consumido picadinho ou amassado com açúcar, em forma de vitamina ou batido com leite condensado para o creme de abacate. Delícia de sobremesa!

e salgado? sim!

Experimente as versões salgadas para conhecer todo o potencial da fruta: vale usar em sanduíches e saladas. 
Para começar a se aventurar, que tal uma receita da tradicional guacamole mexicana?

guacamole?

1 abacate médio amassado ou picado
1 tomate picado (sem sementes)
1/2 cebola roxa picada
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite
coentro picado a gosto
sal a gosto

É FÁCIL!

Basta misturar bem os ingredientes e servir imediatamente - para acompanhar, experimente com os tradicionais nachos, ou ainda torradas ou biscoitos de arroz para uma versão mais saudável.

o abacate arrasa!

Não faltam motivos e jeitos diferentes de incluir esse verdinho no seu dia a dia e se deliciar com saúde!

Veja mais stories

Fotos: Unsplash, Pexels, Freepik | Vídeos: Mixkit
Roteiro e montagem: Diana Klippel